Ir para: navegação, pesquisa

Controllr/Aplicativos/Configurações

Configuração do Sistema

Em Configurações do Controllr Controllr-Config-Controllr.png é possível acessar as configurações do sistema.

Este App destina-se as as parâmetros de Configuração de seu Provedor, tais como:

Configurações de cobranças, multa, juros, dias para bloqueio e pendencia, sequência de nota fiscal, também sendo possível a edição das páginas (bloqueio, pendencia e avisos) e a edição do calendário de feriados.

Controllr app configurações configuração do sistema.png

Criação de Cobranças

Controllr app configurações configuração do sistema criação de cobranças.png
  • Gerar cobranças com X dias de antecedência: Determine o número de dias de antecedência para o Controllr gerar as cobranças automaticamente. Exemplo: se a data de vencimento do contrato de um cliente é o dia 15 a cobrança será gerada no dia 10, caso X seja 5 dias.
  • Gerar primeira cobrança com valor proporcional? Gera a primeira cobrança proporcional aos dias usados pelo novo cliente. Exemplo: se o cliente está com a internet a duas semanas antes da primeira mensalidade, só será cobrada apenas as duas semanas e não valor de um mês total (mensalidade integral).
  • Após gerar, enviar cobranças por e-mail? Envia ao clientes a cobrança do mês juntamente com o link para que ele possa acessá-la e imprimir. Para que ele possa acessar a cobrança é preciso configurar o acesso externo do Controllr.
  • Inserir no fluxo de caixa os pagamentos bancários? Insere no fluxo de caixa as cobranças pagas por boleto.
  • Descontar taxa bancária ao inserir no Fluxo de Caixa? Ao processar pagamentos utilizando arquivo de retorno o Controllr irá descontar a taxa cobrada pelos bancos sob os boletos ao inserir no Fluxo de Caixa os valores.


CPEs (Clientes) com cobrança em atraso

Controllr app configurações configuração do sistema cpes clientes com cobrança.png


  • Mostrar mensagem de pendência após X dias de atraso: Cliente receberá uma mensagem de mensalidade pendente X dias após o vencimento. É importante marcar uma quantidade de dias inferior ao de dias para bloqueio.
  • Desconectar a cada X horas CPEs em pendência?: Intervalo de horas para o Controllr desconectar o usuário. Depois que o usuário se reconectar o Controllr é redirecionado para mensagem de mensalidade pendente volta a contar o intervalo para derrubar a conexão do cliente novamente, mantendo-o informado quanto sua pendência.
  • Bloquear Internet com X dias de atraso: Ativando bloqueio de clientes automático, a internet será bloqueada com X dias passados do vencimento do boleto encaminhando o cliente para a página de bloqueio.
  • Desativar cadastro do cliente após X cobranças em atraso? Desativa o cliente quando acumular uma certa quantidade de mensalidades atrasadas. Quando um cliente ficar como desativado não será possível gerar novas cobranças para ele.


Cálculo de juros e emissão de cobranças atrasadas

Controllr app configurações configuração do sistema calculo de juros.png


  • Multa por atraso de pagamento (Cálculo em %): Valor da multa por atraso, cobrando X% do valor. Caso não queira cobrar multa por atraso defina o valor como 0 (zero).
  • Juros de mora, por dia de atraso (Cálculo em %): Valor do juros de mora. Caso não queira cobrar o juros defina o valor como 0 (zero).
  • Imprimir titulo vencido com data de vencimento atualizada? Imprime a cobrança vencida com nova data de vencimento.


Numerações de arquivos


Controllr app configurações configuração do sistema numeração de arquivos.png


  • Número sequência Nota Fiscal: A sequência numérica da próxima emissão de Nota Fiscal. Exemplo: se a última emissão na SEFAZ consta 33, no campo basta informar 34.

Aplicativos

Nesta sessão encontra-se os aplicativos dentro das configurações do sistema.

Controllr app configurações configuração do sistema aplicativos.png


Na aplicação de logo o usuário pode enviar o logo da sua empresa para personalizar sua empresa em funções como boleto, hotsite e etc.

Controllr app configurações configuração do sistema logo.png


Clique no botão Browse escolha sua imagem depois clique no botão salvar.

Endereços do Servidor


Controllr app configurações configuração do sistema endereço externo.png


Importante: Os endereços informados nessa configuração servem apenas para referência futura, ou seja, os dois últimos campos que são os endereços de acesso externo precisam ser configurados no seu dispositivo Mikrotik, esta janela serve apenas para que seja informado ao Controllr quais são os endereços.

Por que configurar um acesso externo ao Controllr e informar os endereços?

Algumas funcionalidades do Controllr exigem o acesso externo, como por exemplo:

  • Imprimir boleto: O Controllr permite enviar os boletos gerados aos clientes, automaticamente ou manualmente, juntamente com a opção de imprimir o boleto. O link de impressão irá levar o cliente à uma página especial do Controllr onde o boleto estará em formato PDF pronto para ser impresso.



Controllr app configurações configuração do sistema endereços do servidor.png


Os endereços são:

  • Endereço do servidor: Endereço de acesso ao painel do Controllr, o mesmo que se encontra a opção dessa janela além de todas as outras opções do Controllr. A porta 8081 é a porta padrão utilizada pelo Controllr.
  • Endereço Painel do Cliente: Página inicial do Controllr, onde o usuário poderá se informar a respeito de planos, cobertura, sobre a empresa entre outras informações.
  • Externo - Endereço do servidor: Acesso externo a área do painel do Controllr. A mesma área da primeira opção para acesso externo.
  • Externo - Endereço Painel do Cliente: Acesso à página inicial do Controllr. A mesma página da segunda opção para acesso externo.

Tela de Mensagens

Na aplicação de tela de mensagens é possível customizar uma página web na qual seu cliente irá visualizar conforme configurado no aplicativo e no seu roteador.

Controllr app configurações configuração do sistema páginas mensagens.png


O usuário pode escolher customizar 4 páginas diferentes.

Controllr app configurações configuração do sistema tela de mensagens.png


  • Mensagem de Bloqueio: Aparece uma mensagem de bloqueio quando o usuário estiver bloqueado por falta de pagamento.
  • Mensagem de Pendência: Aparece uma mensagem de que o há uma fatura pendendo para o usuário, pode ser configurado para aparecer apenas uma vez.
  • Mensagem de Alerta: A mensagem de alerta pode ser configurado para alertar o usuário de alguma eventualidade como manutenção, agendamentos e etc.
  • Horário de Navegação: O usuário pode criar uma regra de horário de navegação no roteador configurando um horário de navegação para o cliente específico.


O usuário pode customizar a página conforme desejar, inclusive alterar o código fonte.

Controllr app configurações configuração do sistema tela de mensagens editar.png


Adicione o Script da regra de redirecionamento de todo tráfego para a página de Aviso no terminal do seu Mikrotik

/ip firewall nat add action=dst-nat chain=dstnat disabled=yes protocol=tcp to-addresses=172.16.255.2¹ to-ports=8096 comment="MSG-AVISO-CONTROLLR"

1 - Não se esqueça de mudar o endereço IP para o endereço do seu Controllr.

Adicione o Script da Regra de monitoramento de ping, casa esteja sem internet será habilitado as regras de redirecionamento para a página aviso no terminal do seu Mikrotik

/tool netwatch add down-script="/ip firewall nat enable numbers=8² host=8.8.8.8" up-script="/ip firewall nat disable numbers=8²"

2 - Troque o parâmetro numbers=8 pelo número da regra criada anteriormente.

Para mais informações quanto as regras de bloqueio e pendencia.


Tela do Cliente

Na aplicação de tela do cliente o usuário pode configurar as opções na área do cliente.

Controllr app configurações configuração do sistema cliente painel.png


Conforme a imagem acima o usuário pode customizar ações na área do cliente como:

- Permitir que o cliente altere a senha; - Permitir que o cliente imprima o contrato; - Permitir que o cliente crie ticket de suporte;

- Permitir o cliente liberar conexão bem como customizar quanto tempo esse cliente será liberado antes de dar baixa no boleto. Esta ação enviará para a aplicação pagamentos em observação na área de cobranças.

Feriados

Na aplicação de feriados é possível adicionar os dias de feriados nacionais e locais.

Esta opção irá retirar essas datas dos dias úteis do sistema, dessa forma se o seu Controller estiver configurado para não bloquear clientes nos finais de semana e feriados o cliente não será bloqueado nesses dias que estiver adicionado na aplicação.

Controllr app configurações configuração do sistema feriados.png


BUILD 126

No ícone Configurações Config 48.png são realizado as definições e usabilidade do seu software.


Controllr app configuracoes build 126.png


No cabeçalho encontra-se as configurações de: Upload.png Logo, Config.png Endereço (Externo), Page-web.png Páginas (Mensagens), Clients.png Cliente (Painel) e Calendar 16.png Feriados.


Logo

Nessa opção é realizado o upload da logo do seu provedor.


Controllr app configuracoes logo.png


Para inserir a imagem, basta clicar em Browse... e selecionar o arquivo para upload. Depois clique em Salvar, se selecionar o arquivo errado, clique em Browser... novamente e se não quiser alterar a sua logo clique em Cancelar.


Endereço (Externo)

Nessa opção deve ser configurado a URL de acesso do seu Controllr, para que o link dos boletos que vão no e-mail dos clientes, sejam redirecionados de forma correta.


Controllr app configuracoes endereco.png


  • Endereço do Servidor: É o endereço de acesso WEB (padrão porta 8080) que foi configurado no seu Controllr ex: http://192.168.142.97:8080 (IP Privado)
  • Endereço Painel o Cliente: É o endereço de acesso a área do cliente (padrão porta 80) ex: http://192.168.142.97 (IP Privado)
  • Externo - Endereço do Servidor: É o endereço de acesso Externo WEB do seu Controllr ex: http://177.52.72.10:8080 (IP Público)
  • Externo - Endereço Painel do Cliente: É o endereço Externo de acesso a área do cliente eX: http://177.52.72.10 (IP Público)


Após preencher os campos basta clicar em Save.png Salvar, se não quiser alterar nenhum campo clique em Cross.png Cancelar.


Páginas (Mensagens)

Nessa opção pode-se visualizar e configurar as telas de avisos, que seus usuários recebem.

Com as Regras de Bloqueio e Pendencia devidamente configurada os clientes serão redirecionados para uma página de aviso de acordo com o status de sua CPE, ou seja:

  • Clientes em atraso - brb-block-read-notification - Redirecionado para porta 8090 Alerta de Pendência
  • Clientes com velocidade reduzida - brb-pendency - Redirecionado para porta 8091 Alerta de Redução de Velocidade
  • Clientes com bloqueio - brb-block - Redirecionados para 8092 Alerta de Bloqueio

Os redirecionamentos para as páginas abaixo são realizados devido ao 3º conjunto de regras do manual Regras de Bloqueio e Pendencia

Controllr app configuracoes tela mensagem.png

Informações - Mensagem:

  • 1º Aviso - Porta 8090: Mostra a tela de mensagem de Aviso (Notificação).
  • 1º Aviso / Área do Cliente: É a mesmo mensagem da porta 8090, porém sem o botão da área do cliente e a logo do provedor, pois essa mensagem também é visualizada dentro da área do cliente após o mesmo ter logado. A mensagem é visualizada na aba Contratos > Notificações. O cliente só voltará navegar, depois de clicar no botão: Clique aqui para liberar a navegação Dentro da área do cliente, após o mesmo ter logado.


  • 2º Aviso - Porta 8091: Mostra a tela de mensagem de Aviso de Redução de Velocidade.
  • 2º Aviso / Área do Cliente: É a mesmo mensagem da porta 8091, porém sem o botão da área do cliente e a logo do provedor, pois essa mensagem também é visualizada dentro da área do cliente após o mesmo ter logado. A mensagem é visualizada na aba Contratos > Notificações.


  • 3º Aviso - Porta 8092: Mostra a tela de mensagem de aviso de Acesso bloqueado.
  • 3º Aviso / Área do Cliente: É a mesmo mensagem da porta 8092, porém sem o botão da área do cliente e a logo do provedor, pois essa mensagem também é visualizada dentro da área do cliente após o mesmo ter logado. A mensagem é visualizada na aba Contratos > Notificações.


  • 4º Aviso - Porta 8093: Mostra a tela de mensagem de aviso de Acesso bloqueado.
  • 4º Aviso / Área do Cliente: É a mesmo mensagem da porta 8093, porém sem o botão da área do cliente e a logo do provedor, pois essa mensagem também é visualizada dentro da área do cliente após o mesmo ter logado. A mensagem é visualizada na aba Contratos > Notificações.


  • Aviso Customizado - Porta 8096: Mostra a tela de algum aviso que queira mostra ao seus clientes, como por exemplo: Propaganda de algum plano novo, aviso de manutenção do provedor, etc...


Conteúdo:

As telas de mensagens podem ser editadas. No cabeçalho da caixa de texto temos várias opções de edição, como: Fonte do texto, tamanho da letra, cor, alinhamento do parágrafo, etc...

Também tem a opção de editar as telas de mensagens, usando a linguagem HTML, clicando em Source-edit.png Source Edit.


Controllr app configuracoes tela mensagem edit.png


Se editou a tela de mensagem e quiser restaurar a configuração padrão clique em Sync.png Reset Layout

OBS: Para os clientes serem redirecionados para a área do cliente (ao clicar no botão), deve ser inserido a URL desse redirecionamento, em todas as telas de aviso. Essa URL é o IP de acesso ao Hotsite com o "/client" . Ex: http://192.168.142.97/client


Controllr app configuracoes tela mensagem botao 2.png
Controllr app configuracoes tela mensagem botao 3.png



Cliente (Painel)

Nessa opção pode setar as permissões que o cliente pode ter ao logar na Área do Cliente.


Controllr app configuracoes cliente.png


Ações do Cliente:

  • Permitir cliente alterar senha: Ao marcar Sim, está permitindo que o cliente possa alterar a senha de login de acesso a Área do Cliente.


Controllr app configuracoes cliente alterar senha.png
  • Permitir cliente imprimir contrato de assinatura: Ao marcar Sim, o cliente poderá imprimir o contrato.


Controllr app configuracoes cliente imprimir contrato.png


  • Permitir criar novo ticket: Ao marcar Sim, o cliente poderá abrir chamados de suporte técnico no Controllr.
    • Criar ticket no intervalo (Horas): Escolha de quantas em quantas horas, o cliente poderá abrir o chamado.


Controllr app configuracoes cliente abrir suporte.png


Informe de pagamento:

  • Permitir cliente liberar conexão e adicionar observação de pagamento: Ao marcar Sim, o cliente que estiver com a fatura em atraso e bloqueado, poderá liberar a sua navegação. Clicando em Informar pagamento, ou seja, a navegação é liberada em confiança até o provedor confirmar esse pagamento. Com isso é criado uma observação de pagamento dessa fatura.
    • Liberar durante (dias): Escolha quantos dias será liberado a conexão do cliente, se o mesmo clicar em informar o pagamento.


Controllr app configuracoes cliente informar pagamento.png


Feriados

Nessa opção é possível visualizar e adicionar os feriados.


Controllr app configuracoes feriados.png


A função dos feriados é não bloquear os clientes quando for marcado a opção do tipo de corte (no cadastro do contrato) como dias úteis. Por padrão o sistema só traz os feriados nacionais.

Ex: O cliente tem um contrato com vencimento dia 10 de cada mês. Tem uma fatura que venceu tem 5 dias (dia 15/NOV), foi configurado para ser bloqueado após 5 dias de atraso, no seu contrato está marcado como dias úteis (seg - sex) o tipo de corte. Dia 15 de novembro é um feriado, ou seja não é dia útil, então o cliente será bloqueado no próximo dia útil.

Então poderá adicionar os feriados de sua região, para que não bloqueie em dias úteis. Para adicionar um feriado no sistema clique em Add.png Novo.


Controllr app configuracoes feriados novo.png
  • Nome: Nome do feriado.
  • Tipo: Marque se o feriado é Nacional, Estadual e Municipal.
  • Dia: Dia do mês desse feriado.
  • Mês: Mês desse feriado.

Criação de Cobranças

Nessa parte são configurados as ações executadas na categoria do Financeiro


Controllr app configuracoes create invoice.png


  • Gerar Cobranças com X dias de antecedência: O Controllr irá gerar as faturas do tipo internet, de forma automática, faltando X dias para o vencimento da fatura do mês seguinte.

Ex: O vencimento da fatura do cliente é todo dia 10 de cada mês, esse cliente já tem a fatura (do tipo internet) do mês atual criada, faltando 5 dias para vencer a fatura (se foi setado para gerar com 5 dias de antecedência) do mês seguinte o Controllr irá criar de forma automática dia 5 do mês seguinte a fatura com vencimento dia 10.


  • Gerar primeira cobrança com valor proporcional ?: Ao marcar Sim o Controllr irá gerar a primeira fatura do tipo internet com o valor proporcional.

O cálculo do valor proporcional é feita com base na data de criação do Contro do Cliente.

Ex: O cliente contratou a internet de 5 MB valor R$60,00 o vencimento fechado no contrato dele é todo dia 10 de cada mês. O Contrato foi criado dia 1º, então o proporcional será de 09 dias. O Controllr irá realizar o seguinte calculo: R$60,00/30 = R$2,00/dia * 9 dias = R$18,00, esse será o proporcional da primeira fatura do Cliente.

  • Inserir no Fluxo de Caixa os pagamentos bancários ?: Ao marcar Sim e processar o retorno bancário, as baixas são inseridas no Fluxo de Caixa.
  • Descontar taxa bancária ao inserir no Fluxo de Caixa ?: Ao marcar Sim, as baixas do retorno bancário, inseridas no Fluxo de Caixa são deduzidos as taxas bancárias.


CPEs (Clientes) com cobrança em atraso

Nessa parte são configurados as ações executadas na categoria de Serviços Contratados em conjunto com a Autenticação de CPE


Controllr app configuracoes cpes.png


  • Utilizar regulamentação da Anatel para redução e bloqueio ?: Ao marcar Sim, concorda em utilizar a regulamentação da Anatel para executar ações, contra a falta de pagamento dos clientes.Explicação da ANATEL em Resumo:
    • Deve-se notificar o cliente, que o mesmo está em débito com o provedor.
    • Após a notificação, no 15º dia já poderá reduzir a velocidade do seu Cliente, a ANATEL não estipula em quantos % deve ser reduzido a velocidade, então fica a critério do provedor.
    • Após 30 dias de redução de velocidade o cliente já pode ser bloqueado.
    • Após 30 dias do bloqueio da navegação desse cliente, já pode reincidir o contrato do mesmo.

Sendo assim os prazos são: (Após o Vencimento)

dia Notificação, 15ª dia Redução, 45º dia Bloqueio, 75º dia Rescisão Contratual.


  • Mensagem de alerta de pendência após (X) dias do vencimento: Quantidade de dias após o vencimento da fatura do tipo internet, que o cliente será notificado que está em débito.
  • Bloqueio parcial (redução de velocidade) após (X) dias do Vencimento: Quantidade de dias após o vencimento da fatura do tipo internet, que o cliente terá a sua velocidade contratada reduzida, conforme cadastrado no plano de acesso.
  • Bloqueio total do serviço após (X) dias bloqueio parcial: Quantidade de dias após a redução de velocidade, que o cliente terá o seu serviço de internet totalmente bloqueado.
  • Cancelamento do contrato do cliente após (X) dias do bloqueio total: Quantidade de dias após o bloqueio total, que o cliente terá o contrato reincidido (cancelado).