Ir para: navegação, pesquisa

Controllr/Aplicativos/Financeiro/Retorno Bancário

Processamento de Retorno

A aplicação de Retorno Bancário permite o usuário processar os retornos bancários emitidos pelo banco com o informe de pagamento dos boletos para dar baixa nos pagamentos no sistema.

Neste procedimento de processamento arquivo emitido pelo banco o retorno bancário (.RET) o Controllr faz a leitura do arquivo, compara o Nosso Número do arquivo enviado pelo banco com as cobranças do sistema, seus valores e clientes, dando baixa nas respectivas cobranças.

Acesse a área de financeiro Invoice 48.png depois a aplicação Retorno Bancário Invoice return 48.png

Controllr app retorno bancário.png



Para processar um novo arquivo de retorno bancário clique em Browse selecione o arquivo de retorno depois Enviar Arquivo.


Controllr app retorno bancário enviar arquivo.png



Após fazer o upload do arquivo ele aparecerá na lista com os valores zerados, então clique no botão processar.

Controllr app retorno bancário processar.png



Então irá aparecer alista de todas as faturas emitidas pelo banco, selecione as faturas que deseja processar na coluna de seleção, para processa-las todas ao mesmo tempo clique na primeira caixa de seleção no topo então todas as faturas disponível para processar serão selecionadas.
Depois clique Processar Pagamentos para dar baixa das faturas no sistema.

Controllr app retorno bancário processar processar pagamentos.png


Conferencia de Retorno

Abrindo o retorno (clicando na lupa) será apresentado a conferencia do retorno, quando já processado é possível verificar as informações de Registro da remessa anterior.

As empresas e instituições bancárias trabalham se comunicando com apenas os 2 arquivos sendo eles: Remessa = Empresa e Retorno = Banco, enviando o arquivo de Remessa no dia 1 será processado pelo banco, então o banco lhe envia o arquivo de Retorno no dia seguinte e na aba "Registro de Remessa" é possível conferir se as cobranças da remessa do dia anterior foram rejeitadas, liquidadas, confirmadas, canceladas, baixadas entre outros status possíveis.

É de fundamental importância que o provedor ao processar um retorno, alem da baixa, que seja conferido também as ocorrências de registro das cobranças.


Quanto é gerando uma remessa de registro deve-se no dia seguinte conferir o retorno, a fim de conferir as Entradas Confirmadas deve-se também dar muita atenção as Entradas Rejeitadas pois as rejeitadas são as cobranças das quais não foram registradas caso o provedor emita esta cobrança e o usuário venha a realizar o pagamento a mesma será cobrada com as taxas de Cobrança não Registrada normalmente com taxas maiores.

Com o intuito de facilitar o Controllr dispõe do filtro Motivo da Ocorrência


Controllr app retorno bancario conferencia.png


Como pode ser visto na imagem de exemplo acima na primeira coluna podemos ver 2 informações importantes.

1 - Ocorrência em negrito

2 - Causador da ocorrência - Neste caso, erro cadastral do cliente.