Ir para: navegação, pesquisa

Mudanças entre as edições de "Controllr/Manual/Homologação"

(Criou página com '=Homologação= <font color="red" size="4">Não emita boletos sem antes realizar o processo de homologação.</font> O '''Controllr''' utiliza exclusivamente o tipo '''CNAB 2...')
 
 
Linha 30: Linha 30:
 
[[Controllr/Aplicativos/Financeiro/Cobran%C3%A7as#Criando_novas_cobran.C3.A7as|Gere de 3 a 5]] (quantas o banco solicitar) cobranças de teste que serão utilizadas na homologação siga o recomendado pelo banco ou crie cobrança com valores entre 5 e 10 reais.
 
[[Controllr/Aplicativos/Financeiro/Cobran%C3%A7as#Criando_novas_cobran.C3.A7as|Gere de 3 a 5]] (quantas o banco solicitar) cobranças de teste que serão utilizadas na homologação siga o recomendado pelo banco ou crie cobrança com valores entre 5 e 10 reais.
  
Lembrando que é necessário [[[[Controllr/Aplicativos/Financeiro/Cobran%C3%A7as#Liberando_Cobran.C3.A7a|Liberar Cobrança]]]] para que seja gerado o Código de Barras e Nosso número antes de gerar a REMESSA.
+
Lembrando que é necessário [[Controllr/Aplicativos/Financeiro/Cobran%C3%A7as#Liberando_Cobran.C3.A7a|Liberar Cobrança]] para que seja gerado o Código de Barras e Nosso número antes de gerar a REMESSA.
  
 
Utilizando o [[Controllr/Aplicativos/Financeiro/Cobranças#A.C3.A7.C3.B5es|botão de imprimir]] verifique se o boleto esta apresentando corretamente as informações do boleto, com o boleto gerado de forma correta, gere o arquivo de '''Remessa'''
 
Utilizando o [[Controllr/Aplicativos/Financeiro/Cobranças#A.C3.A7.C3.B5es|botão de imprimir]] verifique se o boleto esta apresentando corretamente as informações do boleto, com o boleto gerado de forma correta, gere o arquivo de '''Remessa'''

Edição atual tal como às 15h02min de 12 de setembro de 2019

Homologação

Não emita boletos sem antes realizar o processo de homologação.

O Controllr utiliza exclusivamente o tipo CNAB 240 tanto para gerar o arquivo de Remessa (enviar) quanto para ler o arquivo de Retorno (receber) estes arquivos possuem formato texto com colunas fixas definidas pela FEBRABAN.

O processo deve ser feito pelo provedor junto a sua entidade financeira, caso de necessidade iremos acompanhá-los, pois erros são comuns neste processo.

O procedimento utiliza-se de de arquivos de Remessa e Retorno funciona da seguinte maneira:

Dependendo do banco pode variar como a Remessa é recebida por esta entidades , alguns com site específico, ferramentas até mesmo aplicação Windows com a finalidade de enviar ao banco o arquivo de Remessa gerado pelo provedor.

Remessa e Retorno

O Banco e seus clientes se comunicam trocando 2 arquivos Remessa e Retorno, Remessa é o arquivo que sera enviado para o banco, ou seja, como nós informamos, levamos as informações que desejamos até o banco. O arquivo de Retorno é enviado pelo banco, contendo informações se as cobranças da remessa enviada foram aceitas, rejeitadas, canceladas e etc.

Remessa é o arquivo com extensão .REM gerado no App Remessa neste arquivo tem-se as informações dos boletos selecionados antes de "gerar o arquivo" contando as informações como data de vencimento, juros, multa, valor, desconto até o vencimento dentre outros.

Verifique com seu banco o procedimento para envio de remessa e recebimento/download do retorno

Antes de gerar sua primeira REMESSA é necessário cadastrar suas informações bancárias no App Formas de Pagamento neste App que o provedor gerencia seus bancos, contas e etc.


Passo a Passo

O processo de **Remessa** de ser feito seguindo o passo a passo: (processo de homologação)

Utilize um cliente com cadastro completo de total controle ou crie um usuário de testes com todas informações cadastrais devidamente preenchidas.

As instituições financeiras em sua maior parte solicitam o CPF do cliente final para emissão de boletos, com todas as informações já cadastradas será necessário gerar os boletos de teste que serão enviados ao banco.

Gere de 3 a 5 (quantas o banco solicitar) cobranças de teste que serão utilizadas na homologação siga o recomendado pelo banco ou crie cobrança com valores entre 5 e 10 reais.

Lembrando que é necessário Liberar Cobrança para que seja gerado o Código de Barras e Nosso número antes de gerar a REMESSA.

Utilizando o botão de imprimir verifique se o boleto esta apresentando corretamente as informações do boleto, com o boleto gerado de forma correta, gere o arquivo de Remessa

Gerar o arquivo Remessa dessas cobranças recém criadas.

Envie o arquivo gerado pelos meios (Aplicativo, site, e-mail e etc) informados pelo seu banco, lembre-se que ao enviar o arquivo Remessa o layout é tipo CNAB 240.

Ao realizar o envio aguarde todo o processo, certifique-se que o "upload" foi concluído antes de fechar/prosseguir, esperar para ver se o envio não irá ocorrer nenhum erro, no arquivo remessa, erros como tamanho do arquivo, layout, tamanho da linha e etc trata-se do formato tipo CNAB 240 acima informado, vários bancos "esperam" CNAB 400

Em caso de outro erro solicite o relatório de erro para o gerente/setor de homologação do seu Banco

Caso não haja erros deve-se aguardar o arquivo de Retorno.

Ao receber o arquivo Retorno, primeiramente é necessário processar o Retorno em seu servidor, identificando o número de linhas e informações contidas neste arquivo selecionando e baixando as cobranças.

Se ocorrer tudo tudo normal, já estará homologado.

NÃO EMITIR BOLETOS PARA CLIENTES VIA CONTROLLR ANTES DE HOMOLOGAR O SISTEMA

Lembrando que o Controllr rega arquivos padrão CNAB 240 solicite ao banco a CONFIRMAÇÃO!