BrbOS/F.A.Q.

De BrByte Wiki

FAQ

Está página dedicada as perguntas frequentes a respeito de nosso sistema.

O que é BrbOS?

O BrbOS - BrByte Operating System, é um Sistema Operacional rápido e seguro, baseado em FreeBSD de 64-bits com Engine multi threaded. Pode ser instalado em qualquer máquina já existente, basta ter a capacidade de se tornar um servidor.

Todos os sistemas da BrByte, usam como base o BrbOS, dentre eles o FreeBRS/ProBRS - BrByte Routing System, com controle geral para DNS (servidor, cache, estatísticas), assim como o Speedr, Controllr, Voipr, entre outros.

Sistema pré-pago?

Os nossos sistemas são do modelo pré-pago, ao efetuar pagamento o sr compra "credito" para usar o sistema por X dias, é normal que o sistema gere um novo boleto 10 dias da data de **expiração da licença** com o vencimento também antes da expiração da licença.

Caso não seja efetuado o pagamento e atinja a data de vencimento (expiração do boleto) no painel terá a disponibilidade de gerar um novo boleto (aquisição de crédito) com uma nova data de vencimento, por se tratar de um sistema pré-pago o vencimento não está diretamente vinculado a data de expiração da sua licença. Ex: * Expiração da licença no dia 30, será gerado um boleto no dia 20 com vencimento no dia ~25, caso esse boleto não seja pago ou seja cancelado, o cliente tem a opção de de gerar um novo boleto com uma nova data de vencimento.

Supondo que esse **novo** boleto seja gerado no dia 29 (**um dia antes da expiração da licença**) este novo boleto terá sua data de vencimento "além" da data de expiração da licença, mas isto não lhe dara dias "bonus" na sua licença por se tratar de sistema pré-pago, apenas um prazo para que o cliente tenha a comodidade de efetuar o pagamento sem gerar boletos diariamente.

Em resumo a data de vencimento do boleto não é diretamente ligada a data de expiração da licença.

Portanto, caso o pagamento seja efetuado **antes** da expiração da licença será creditado os dias sem perda. Ex: Efetuado o pagamento de 30 dia no dia 1/3 (expira dia 1/4) mas no dia 15/3 eu fiz mais uma nova aquisição de 30 dias, então esse novo crédito será somado a minha licença tendo a nova da de expiração prorrogada para o dia 1/5.

Para mais explicações quanto aos boletos e prazos [1](http://wiki.brbyte.com/wiki/BrByte/Area_do_Cliente/Cobran%C3%A7as/Boleto_Banc%C3%A1rio)

Leitura recomendada a **todos usuarios** EULA: [2](https://brbos.brbyte.com/about/eula)

Quais os tipos de DNS?

Os servidores DNS operam de tres maneiras sendo eles recursivo, autoritativo e reverso.

DNS RECURSIVO

Recursivo é responsável por procurar os endereços IPs de servidor que você solicitou acesso. Ex o DNS que esta configurado na sua máquina.

É quando você monta um servidor, mais próximo dos seus clientes, para agilizar as requisições de DNS da sua rede, diminuindo o tempo que demora entre ir até outro servidor mais longe da sua rede.

É sempre recomendável ter dois servidores para recursivo também, caso um precise ser desligado, outro possa operar na rede.

DNS AUTORITATIVO

É o que possui autoridade sobre um nome de domínio, assim como ns1.remontti.net.br é o DNS autoritativo de seu domínio remontti.net.br.

O autoritativo dita qual será o apontamento da tabela de DNS do seu site. Ele vai responder pelo domínio que você configurou nele.

Usando o mesmo serviço que o reverso (DNS Zones), é quando vc tem um domínio e deseja controlar ele usando o servidor de DNS, para criar registros como mk.netsultelecom.com.br IN A 177.52.72.1.

Para esse tipo de configuração, é necessário ter **dois servidores**, um como primário e outro como secundário.

Isso é **exigência da maioria dos controladores de nomes** (registro.br, goodaddy, etc).

DNS REVERSO

O DNS reverso é uma funcionalidade para declaração de bloco junto ao registro.br.

Normalmente o DNS atua resolvendo o nome do domínio de um host para um endereço IP correspondente.

O DNS Reverso resolve o endereço IP, buscando o nome de domínio associado ao host.

Quando temos disponível o endereço IP de um host e não sabemos o endereço do domínio, tentamos resolver o endereço IP através do DNS reverso que procura qual nome de domínio está associado aquele endereço.

Os servidores que utilizam o DNS Reverso conseguem verificar a autenticidade de endereços, verificando se o endereço IP atual corresponde ao endereço IP informado pelo servidor DNS. Isto evita que alguém utilize um domínio que não lhe pertence para enviar spam, por exemplo.

Para dizer por exemplo que o IP 177.52.72.1 pertence ao dominio brbyte.com.

Entre outros casos, para identificação, reconhecimento, serviços como e-mail MX.

    • Caso não tenha um bloco de IP, declarado pelo registro.br (no caso do Brasil), não existe a necessidade de ter um reverso.

Primeiros Passos

Primeiramente é preciso fazer a instalação do nosso sistema, para o serviço de DNS o sistema é o BrbOS, o nosso sistema operacional base de todos os outros sistemas realizando o Download.

Após realizar o download na mesma página encontra-se o passo a passa para instalação e ativação conforme a imagem: http://prntscr.com/hz416e

Oque são leveis do BrbOS?

L1 - Level 1 - DNS ACL (controle de acesso ao resolver de DNS **recursivo**)

L2 - Level 2 - L1 + DNS Zones (usado para controle de DNS **Reverso e Autoritativo**)

L3 - Level 3 - L2 + **Configuração** do sistema com acompanhamento da BrByte

Como mudar meu Level?

Primeiramente faça o login no painel de controle -> Licenças -> Escolha a licença a ser alterada [3](https://prnt.sc/hxkv9f)

Então clique em -> Alterar level [4](https://prnt.sc/hxkul3)

Após esse processo, caso não tenha sido gerada uma cobrança automaticamente, é necessário criar uma cobrança.

Lembrando que o licenciamento dos sistemas são adquiridos em modo **pré-pago**, podendo o pagamento ser mensalmente ou a cada 3, 6, 12 ou 24 meses com os descontos de 3%, 6%, 12% e 24% respectivamente.

Como posso fazer as configurações por conta própria?

Caso vc mesmo deseje fazer as configurações temos os manuais (instruções) http://wiki.brbyte.com/wiki/BrbOS para configuração dos três modos.

Recursivo: http://wiki.brbyte.com/wiki/BrbOS/Manual/DNS_Recursivo

Reverso: http://wiki.brbyte.com/wiki/BrbOS/Manual/DNS_Reverso

Autoritativo: http://wiki.brbyte.com/wiki/BrbOS/Aplicativos/DNS_Zone

Poque quando eu altero o IP e/ou Rota e depois de um tempo ele volta para os ips padrões?

Alterações feitas pela **interface web** utilizando-se do aplicativo de controle de rede, é necessário clicar em Btn-salvar.png na barra de ferramentas.

Alterações feitas por meio da SHELLé necessário efetuar o comando /system commit.


Como otimizar as configurações do meu sistema de acordo com minha maquina?

O BrbOS tem a capacidade de identificar os hardwares de sua maquina e calcular as melhores configurações de acordo com seu hardware e para isto basta ir em:

DNS Controll -> DNS Config

Com a janela de configurações aberta no canto superior direito clicar no botão "Reset Config"

Pronto o BrbOS vai deixar as configurações para melhor desempenho conforme sua configuração de hardware.

Mais informações quanto as configurações disponiveis vide DNS Config