Controllr/Aplicativos/Financeiro/Nota Fiscal/Modelos/Transição NFCom
Índice
Sobre a NFCOM 62
Com o seu provedor emitindo Notas Fiscais do Modelo 21/22 e o Controllr atualizando para a build 113, houveram mudanças que se faz necessário a atualização de alguns cadastros, para então poder realizar emissão das notas fiscais do novo Modelo 62 (NFCom), segue abaixo o passo a passo:
Servidor/Certificado
Antes de emitir a NF 62, é necessário possuir um Certificado do tipo A1/A3 cadastrado e válido no servidor.
Cadastro/Escritório
Acessando o cadastro do Escritório utilizado, é necessário alterar o tipo de Regime tributário para Simples/Normal.
Financeiro/Tributos
- Verifique a correta classe a ser utilizada em cada cadastro de tributo que utiliza, vá em " Tributos → Classe", as classes referentes estão acessíveis através do portal da SEFAZ no endereço: https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/NFCOM/tabelacclass. Segue imagem:
- Ajuste a parte fiscal de seus planos de internet em "ISP → Lista Plano → Selecione os planos utilizados → Aba Nota Fiscal", nesta aba selecione corretamente o tributo correto, assim como o modelo de nota a ser utilizado (NFCom-62). Segue imagem:
- Essas alterações serão aplicadas somente a cobranças criadas a partir de sua realização.
Dessa forma, caso tenha muitas cobranças já criadas que não foi emitida a Nota Fiscal da mesma, abra um ticket nos informando da situação, assim realizaremos as alterações em massa dos itens dessas cobranças do modelo 21 para o modelo 62. Segue imagem exemplificando a situação:
Após realizar o passo a passo de transição, você poderá seguir para o passo de emissão.
Teste e validações
Com um plano de internet que utiliza o tributo criado do modelo 62, crie um contrato de teste e gere uma cobrança teste.
Após a NF ser gerada, é necessário realizar o processamento da mesma acessando em Nota fiscal pendente
Por fim, acesse Nota fiscal processada e verifique o status da NF emitida. Gere também o XML para que o arquivo seja validado com a sua contabilidade.
Atenção: EM CASO DE ERROS, validar o XML com a sua contabilidade e abrir um ticket com nosso suporte com a maior quantidade de informações possíveis para auxiliarmos da melhor forma possível.








