Controllr/Aplicativos/Financeiro/Nota Fiscal/Modelos/Nota 51
Introdução
A partir da Versão 2.0 Build 109, o Controllr possui integração com o Emissor Focus para Emissão da Nota Fiscal Modelo 51.
Antes de começar a integração do Controllr com o Focus, é necessário verificar a situação da integração do Focus com a sua Cidade. Você pode verificar a situação no site Cidades Integradas.
Configuração Inicial
Para começar a integração do Controllr com a plataforma Focus, crie um novo Emissor Fiscal no Controllr em Emissor Fiscal e adicione o Token da API no campo Chave 1.
Para configurar corretamente essa seção, é necessário que você consulte o seu contador e a situação da Integração do Focus com a sua Cidade.
No cadastro do Emissor Fiscal da Nota Modelo 51 existem alguns campos que afetam as informações das Notas Fiscais ou o envio das mesmas:
- Sandbox: Deixe marcada a opção caso deseja enviar as Notas Fiscais para o Ambiente de Homologação se ele existir para a sua Cidade.
- ISS Retido: Deixe marcada a opção caso deseja enviar nas informações da Nota Fiscal que o ISS é Retido.
- Enviar Itens: Deixe marcada a opção caso exista na sua cidade a possibilidade de enviar em uma mesma Nota Fiscal vários Itens em um campo especial, caso a opção estiver desmarcada não será enviado no campo especial os Itens da Nota Fiscal.
- Referência: Escreva um dígito para ser adicionado no campo de identificação da Nota Fiscal para poder diferenciar esse Emissor específico.
Para configurar corretamente essa seção, é necessário que você consulte o seu contador e a situação da Integração do Focus com a sua Cidade.
No cadastro de cada Serviço da Nota Modelo 51 existem alguns campos que afetam as informações das Notas Fiscais ou o envio das mesmas:
- Agregador: Escreva aqui um número para poder identificar diferentes cadastros de Serviços e especificar quais devem ser agrupados numa mesma Nota Fiscal e quais devem ser separados.
- Tributável: Deixe marcada a opção caso seja possível enviar vários Itens em uma mesma Nota Fiscal para informar se esse Serviço é um Item Tributável.
- Código Tributário Municipal: Escreva aqui qual o Código Tributário Municipal do Serviço em questão para poder ser enviado na Emissão das Notas Fiscais e para que o Controllr consiga agrupar diferentes Cadastros de Serviços em uma mesma Nota Fiscal.
- Código Item: Escreva aqui qual o Código do Item do Serviço em questão para poder ser enviado na Emissão das Notas Fiscais e para que o Controllr consiga agrupar diferentes Cadastros de Serviços em uma mesma Nota Fiscal.
- Código CNAE: Escreva aqui qual é o Código CNAE (o campo pode ser vazio considerando que essas informações estão nos outros campos).
O Controllr agrupa Notas Fiscais do Modelo 51 com base no mesmo Código Tributário Municipal, mesmo Código Item e mesmo Agregador.
Processamento e Validação da Nota 51
Para Processamento e Validação da Nota 51, é levado em consideração que as configurações descritas em Nota Fiscal estão corretas